Economia Cafeeira Cooperativas Cocatrel - Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas
Cocatrel - Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas
O desenvolvimento de Três Pontas sempre esteve ligado à própria história da cafeicultura. Mas foi no início dos anos 60 que surgiu um novo impulso, contribuindo para que Três Pontas assumisse a posição de destaque que tem hoje na cafeicultura mundial. Este impulso foi a fundação da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas - Cocatrel, que através da união de produtores rurais estabeleceu uma estrutura de cooperação, permitindo o desenvolvimento da cafeicultura na região.

Atualmente a Cocatrel possui mais de 4.000 cooperados, abrange mais de 60 municípios e chega a receber até 1 milhão e 200 mil sacas nas safras mais produtivas.

A Cocatrel se impõe como uma organização que desfruta de solidez, credibilidade e tem sua imagem relacionada a um alto padrão de qualidade. Ela traz desenvolvimento, gera empregos e contribui para aumentar a arrecadação nos municípios onde atua. Pela sua própria história, inspira os homens a confiarem na união, na cooperação e no poder da realização.

Através dela, são realizados os serviços básicos necessários para a organização das operações e atendimento ao associado, incluindo procedimentos contábeis e administrativos, totalmente informatizados, assessoria jurídica e de comunicação e um convênio médico-hospitalar, extensivo às famílias dos cooperados. É através da Cocatrel que os produtores rurais podem contar com a Copersul, uma cooperativa de crédito que funciona como um banco exclusivo do cooperado, com taxas mais baixas e condições especiais.